sexta-feira, 25 de março de 2011

Carnaval da França


Carnaval da França é um evento cultural da cidade de Paris, França, que ocorre depois da Fête des Fous e tem sido um dos principais festivais da Europa desde o século XVI. A burguesia parisiense passou a patrocinar os maiores bailes a fantasia da temporada e surgiu a noção de mistura entre as classes sociais. Os donos do poder parisiense rapidamente perceberam os prazeres e as lucrativas negociações que poderiam resultar das festas carnavalescas - escreveu Felipe Ferreira.[1]

História

O Carnaval Parisiense tem uma história muito longa na capital francesa. Nicolas de Baye escreveu em seu diário em 1411:O poder de permanência do Carnaval de Paris, os elementos que a tornaram uma instituição ao longo de séculos, é baseado em uma tradição ininterrupta de "festivo e sociedades de carnaval" (o equivalente a escola de samba no Rio de Janeiro ou o krewe da festa Mardi Gras de Nova Orleans) e da participação organizada de determinados grupos cívicos, empresas e sindicatos. O papel central da classe trabalhadora é ilustrada, por exemplo, um poema anônimo do século XVIII.
Os trabalhadores tinham um papel central nas celebrações. O que é menos conhecido é o fato de o carnaval da capital francesa ser a festa da polícia de Paris. Durante o século XIX, o envolvimento dos açougueiros, lavadores, comerciantes e alunos tornaram-se essenciais para a animação do Carnaval.
No entanto, o Carnaval de Paris, foi esquecido durante quarenta anos, desde o início dos anos 1950 até 1993. Ainda hoje, muitos parisienses não sabem que o carnaval ainda existe. Eles também ignoram o fato de na celebração do carnaval o aparecimento de certos personagens, os estereótipos com trajes distintivos que aparecem a cada ano, e que há uma série de piadas de carnaval tradicional. Estes verdadeiramente "piadas velhas" que sobreviveram desde há muito tempo como o século XVII. Durante os anos de 1950 a 1993, a expressão "Carnaval de Paris" foram raramente falado.

2 comentários:

  1. O carnaval de Paris foi interrompido entre 1952 e 1997. Desde 2002 a associação MAMAQ é responsável por sua organização e desde 2008 sua importância teve grande crescimento na cultura local. Um prato cheio para quem veio Aprender francês na França!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salut Jana! Merci de t'a coopération!

      C'est très bon de pouvoir compter sur toi.

      Glória

      Excluir